Inteligência artificial (IA) uma ameaça ou uma aliada para humanidade?





Constantemente os filmes abordam a respeito desse assunto, usando a Inteligência Artificial (IA) de diversas formas, algumas vezes, como aliada onde a humanidade usufrui dos seus serviços como jogos, processamento de dados em alta velocidade e robôs inteligentes que realizam diversas funções e ainda agem como amigo dos seres humanos, outras vezes, como inimiga onde a Inteligência Artificial (IA) aprende que os seres humanos estarão seguros se permanecerem em suas casas e não manterem contato com o mundo externo.

Recentemente a revista Super Interessante divulgou um artigo sobre a Inteligência Artificial e algo que me marcou foi o seguinte comentário ""Eu me preocupo com ela". "Ela é mais perigosa que arma nucleares". "Ela pode significar o fim da nossa espécie". No caso, as referências da frase são voltadas a Inteligência Artificial . E as frases são ponderações reais, feitas respectivamente por Bill Gates, Elon Musk e Stephen Hawing. Musk, dona da empresa de carros Tesla e e da fabricante de foquete SpaceX, foi além: está financiando 37 projetos de pesquisa destinados a compreender melhor a inteligência artificial." (Fonte. Revista Super Interessante)

O real motivo de preocupação e especulações a respeito da Inteligência Artificial (IA), é o simples fato de que com a aplicação dela, as máquinas poderão aprender sozinhas a realizar determinadas ações como enganar, manipular ou até mesmo, no caso  de ser um robô, aprender uma atividade e executa - lá sozinho. Portanto, vem crescendo as áreas onde utilizam esse recurso, logo, poderemos futuramente ser vulneráveis a tecnologia a qual o próprio ser humano está desenvolvendo. "A máquinas que pensam sozinhas vem ganhando espaço até mesmo no setor militar. Um exemplo é o robô SGR-A1, criado pela Coréia do Sul para o uso na fronteira com a Coréia do Norte. Ele possui uma metralhadora e um lança- granada, é capaz de identificar alvos até 3 km de distância e, o mais importante, tem capacidade de tomar decisões e disparar sozinho ( Embora, oficialmente tenha sido configurado para atirar após receber o OK de um humano)." (fonte. Revista Super Interessante)

Acredito que vários de vocês, tenham ficado curiosos para entender o que constitui a Inteligência Artificial. Vamos aos aspectos técnicos, a aplicação da IA em qualquer projeto é feita através do uso de algoritmos, onde, o poder de decisão pode ser automatizado em um software, ou em uma máquina. Um exemplo simples é quando um antivírus como o Avast, aprende a identificar alguns vírus, e a partir daí ele mesmo decidi excluir aquele vírus sem que um ser humano interfira, ao mesmo tempo, o software aprendeu naquele momento o comportamento das possíveis ameaças a segurança do computador. Logo, qualquer programa mesmo não sendo ameaça, caso, tenha comportamento semelhante ao de um vírus, o antivírus não permitirá sua execução.

Para possibilitar a uma máquina ou sistema, ter a capacidade de aprender a solucionar problemas sozinhas é necessário a implementação de algoritmos para devidos fins, dentre, os algoritmos utilizados na inteligência artificial temos busca heurística, algoritmos genéticos e algoritmos que envolvem rede neural. Cada um desses algoritmos foram desenvolvidos para solucionar um determinado problema computacional.

A rede neural apresenta um modelo matemático, inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência. Uma grande rede neural artificial pode ter centenas ou milhares de unidades de processamento, por isso, as maquinas que são desenvolvidas atualmente possuem sua base desenvolvida através de rede neural. Enquanto os algoritmos genéticos (AG) são uma família de algoritmos computacionais, inspirados na teoria da evolução conteúdo de biológicas o qual conhecemos no ensino médio, mas na computação é incorporado conceitos semelhantes aos de cromossomo, seleção, reprodução e mutação para resolver principalmente problemas de otimização. Contudo podemos contar ainda com algoritmos de busca heurística onde é possível levar em conta o objetivo para decidir qual caminho escolher, logo, existe vários uma diversidade de  métodos  de busca heurística .




Continue lendo sobre os tipos de algoritmos de Inteligência Artificial :






Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.
e-mail para contato : leiturasingular@gmail.com





Blogueiras



Amanda Batista, 21 anos, Baiana, cristã, cheia de personalidade, estudante de logística, ama viajar, apaixonada por fotografia, artesanato, frio, café, filmes, boa música, casamentos. Cristo é o Senhor da vida dela e é por Ele e para Ele que ela vive.



Diana Luz, 24 anos, Baiana, Professora, Bacharela em Análise de Sistemas, Filha do rei e de passagem por esse mundo. Apaixonada por música e aprender inglês, gosta de ir ao cinema, adora uma boa leitura e recentemente descobriu que é fascinada por teologia. Ama viajar porque adora conhecer lugares novos e sempre se encanta ao olhar o mar.



Natiely Silva, 27 anos, Baiana, Bacharela em Biomedicina, Mestre em microbiologia, Doutoranda, Cristã, Atualmente morando em São Paulo. Apaixonada por música, canta em um coral jovem na igreja em que congrega, gosta de parques e apreciar exposição em bons museus e ir a teatro e musicais, sonha em um dia quem sabe fazer uma viagem missionária.


Instagram

Facebook

Posts Populares

Copyright © Leitura Singular | Plataforma Blogger
Designer Diana Luz | Desenvolvimento Lasantha-premiumbloggertemplates.com