Milhares de pessoas
recorrem a processos que facilitem sua vida cotidiana, logo no mundo onde a
informação tem seu preço e sua vantagem perder tempo é perder dinheiro; com
isso a um aumento de usuários que recorrem à rede para usufruir de serviços
online que diminuem a burocracia e reduzem o tempo de resolução de problemas:
sejam estes financeiros, pessoais ou consumistas. Com o avanço e
desenvolvimento da rede há um caminho em larga escala que só traz benefícios,
vivenciamos assim momentos onde podemos comprar pagar e fazer transferências
sem precisar sair de casa.Contudo entre tantas
facilidades também surgem às dificuldades e estas estão ligadas a roubo de
informação ou falhas no sistema.
Ora se em um mundo
onde a informação é tudo e as mudanças são constante, como usuários comuns que
não possuem certo grau de bom senso a respeito de vulnerabilidade na rede podem
se proteger? Ou será que o bom senso em relação a roubo de informação deveria
começar por profissionais que se envolvem nesse tipo de crime virtual?
- Ferreira (2003) diz que: “A informação é um ativo como qualquer outro ativo importante”, que merece cuidado e atenção especial dentro das organizações.
- Laureano (2005) destaca que: “Com a dependência do negócio aos sistemas de informação e o surgimento de novas tecnologias e formas de trabalho, como o comércio eletrônico, as redes virtuais privadas e os funcionários móveis, as empresas começaram a despertar para a necessidade de segurança, uma vez que se tornaram vulneráveis a um número maior de ameaças.” (Laureano 2005, pag. 11).
Compreendemos que grande parte da população esta sempre fazendo o uso de
serviços online, porém não tem ou não fazem uso de serviços adequados de
segurança, ficando assim muitas vezes desprotegidos, muitos dos usuários acabam
usando a internet para adquirir o conhecimento sobre segurança. Dessa forma a
segurança da informação não deve ser considerada um fim, mas um meio para que
os usuários estejam protegidos. Geralmente a desconfiança dos mesmos sobre serviços online os levam a não sentirem segurança, ou os leva a acreditar que não possuem garantias visíveis do serviço.
Atenciosamente,
Diana Luz.
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