Inveja um mal silencioso



Olá leitores !!


"Recalque" quem nos dias atuais nunca ouviu sobre essa palavra? Ela nada mais é do que uma gíria para a palavra inveja. Mas, afinal, você sabe o que significa, de fato, essa palavra? Vamos para a definição do dicionário Aurélio

1 Desgosto pelo bem alheio.
2 Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).

É muito comum ouvir "Isso é inveja" "Tem essa opinião sobre mim por pura inveja", mas, e quando você é o invejoso e não o invejado? 

Hoje vou compartilhar com vocês a minha experiência com esse sentimento auto destruidor.
Eu sempre fui cristã, comecei a frequentar à igreja desde da minha infância. Eu descobrir a inveja, de fato, já no início da minha vida adulta que, até então, só ouvia falar dela. Foi nessa época que os problemas se agravaram, sentia-me injustiçada por Deus pois nada que eu fazia dava certo, foi quando passei a observar a vida de quem não servia a Deus. A partir desse dia, meu coração começou a "azedar", perguntava para o Senhor porque que eu era "justa" e passava por tanta dificuldade e aquele "ímpio" tinha tudo. Prosperidade, vida sentimental feliz, não era perseguido, fazia o mal, mas não era punido. Aquela velha história de " A grama do vizinho é sempre mais verde".

 Parecia que as consequências dos meus erros eram 10 vezes maiores do que qualquer pessoa normal, conforme os dias se passavam, mais amarga eu ficava e os questionamentos para com Deus crescia paralelamente. A coisa ficou tão grave que passei a desejar o mal para as pessoas. Não suportava ver a felicidade alheia, sentia ódio, mágoa porque enquanto eu sofria, outros se divertiam, eram felizes. Como eu citei bem no comecinho, esse sentimento traz outros consigo, que nesse caso, foi o egoísmo.


Eu ouvia nos cultos: " Espera com paciência no Senhor que Ele sabe das suas necessidades", dentro de mim eu dizia, "Ele sabe mas parece que não sabe, porque eu aqui faço tudo certinho e o que ganho de volta? Só problema em cima de problemas". Eu entrava nas minhas redes sociais e via todo mundo “feliz”, e eu cheia de problemas, doente, sendo perseguida (sem motivos aparente), sem emprego, frustrada com a vida sentimental, meu relacionamento com meus pais piorando a cada dia. Eu dormia e acordava reclamando, me lamentando, chorava de raiva... Confesso a você que nessa época foi a pior fase que já passei nesses 21 anos de vida. A sensação que eu tinha era que os outros estavam vivendo os meus sonhos, que eles foram roubados,  arrancados de mim e dado a outra pessoa.


Que tola eu fui! Sentia uma dor em meu coração tão profunda, porque mesmo com todo aquele sentimento que tinha tomado parte de mim, lá no fundo eu me sentia mal por desejar coisas tão feias para meu próximo. Até que um dia, amargurada, vazia, resolvi assistir um vídeo de uma vlogueira que mora no exterior (para quem não sabe, eu sempre tive o sonho de morar fora do país) assistindo, questionei a Deus, “ Aí ó, ela é melhor que eu em que? Olha onde ela está morando, onde eu sempre quis! Que injusto Senhor, ela é melhor que eu em que?
Foi nesse exato momento que Deus falou comigo e ouvi aquela voz:

  Amanda, você fez o que na sua vida para estar onde ela está? Por acaso você sabe o que foi que ela fez para estar onde está hoje? O que ela passou e passa para ter a vida que tem?

Gente, quando Ele acabou de dizer isso para mim, foi quando a ficha caiu, no mesmo instante, senti muita vergonha e um filme passou pela minha cabeça e eu relembrei tudo desde do dia em que comecei a nutrir esse sentimento até o dia em questão. Não ousei nem orar nesse dia, mas dentro de mim já havia um arrependimento sincero.

No dia posterior, fui ler a bíblia e acabei me deparando com o salmo de   Ásafe, onde ele relata a experiência de quando passou a ter inveja. Vou destacar uma parte do salmo que ele explica porque passou a ter inveja 


Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Salmos 73:2-4

Após a leitura, me ajoelhei e chorei copiosamente, confessei para Deus o meu pecado e naquele mesmo instante, o Espírito Santo confortou meu coração, me fez entender que meu coração é insensato, que a minha confiança tem que está baseada Nele e não no que vejo, que a base do cristão é a fé e que o mais precioso eu já tenho, que é a salvação através do Senhor Jesus e que nada se compara a isso. 


Caro, leitor. Foi muito difícil para mim fazer esse texto pois aqui exponho minha intimidade, admitir que já foi alguém invejoso não é nada fácil, mas resolvi escrever esse texto e contar a minha experiência para te alertar sobre esse mal silencioso, que corrói nosso coração pouco a pouco, faz a gente esquecer das promessas de Deus, além de trazer vários outros sentimentos destrutivos. E se você já deixou se levar por esse sentimento, se arrependa hoje e peça a Deus misericórdia que com certeza Ele te perdoará e trará de volta a esperança e consolo ao seu coração
.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apocalipse 2:5

Lembre-se sempre que,  Deus não esquece dos seus, no momento certo, todos os seus sonhos se realizarão, se não for esses que você tem, serão outros novos e melhores, acredite! Se você está em um deserto, se preocupa não, Deus disse que livraria o justo de toda as suas aflições (Salmos 34:19).


A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Salmos 73:26

Se você tem alguma experiência com a inveja e deseja compartilhar comigo, envia-me um e-mail que com certeza gostaria de te ouvir. Meu endereço de e-mail está no meu perfil.

Que Deus te abençoe abundantemente em nome de Jesus.

Atenciosamente,


 Amanda Batista.

Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.


Blogueiras



Amanda Batista, 21 anos, Baiana, cristã, cheia de personalidade, estudante de logística, ama viajar, apaixonada por fotografia, artesanato, frio, café, filmes, boa música, casamentos. Cristo é o Senhor da vida dela e é por Ele e para Ele que ela vive.



Diana Luz, 24 anos, Baiana, Professora, Bacharela em Análise de Sistemas, Filha do rei e de passagem por esse mundo. Apaixonada por música e aprender inglês, gosta de ir ao cinema, adora uma boa leitura e recentemente descobriu que é fascinada por teologia. Ama viajar porque adora conhecer lugares novos e sempre se encanta ao olhar o mar.



Natiely Silva, 27 anos, Baiana, Bacharela em Biomedicina, Mestre em microbiologia, Doutoranda, Cristã, Atualmente morando em São Paulo. Apaixonada por música, canta em um coral jovem na igreja em que congrega, gosta de parques e apreciar exposição em bons museus e ir a teatro e musicais, sonha em um dia quem sabe fazer uma viagem missionária.


Instagram

Facebook

Posts Populares

Copyright © Leitura Singular | Plataforma Blogger
Designer Diana Luz | Desenvolvimento Lasantha-premiumbloggertemplates.com