Leia Mais

Resenha

Filme Deus não está morto
Leia Mais

Tecnologia

Inteligencia Artificial(IA) uma ameaça ou uma aliada ?
Leia Mais

Vida Cristã

Fruto da provação da nossa Fé
Leia Mais

Vida Cristã

Inveja um mal silencioso
Leia Mais

Resenha

Livro o namoro e o noivado que Deus sempre quis

Por que não posso desistir ?





Olá leitores !!



Ontem eu estava no culto, e a alguns versículos foram lidos em Lucas 5:17 até 5:26
E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava ali para os curar.
E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.
E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.
E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.
E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?
Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

Lucas 5:17-24


E após a leitura, a reflexão que foi feita tocou bastante  meu coração, lembrei-me das vezes que apenas olhei para as dificuldades, e assim perdi a visão de que coisas melhores Deus tem para minha vida, alimentei  as dúvidas e por conseqüência quis desistir.


A palavra que foi ministrada no culto, o pregador explicava um dos momentos em que Jesus estava rodeado por uma multidão, e algumas pessoas trouxeram um paralitico em uma maca e tentaram nesse momento fazê-lo entrar na casa, para o colocar diante de Jesus. Mas não conseguiram por causa da multidão, então subiram ao terraço e baixaram a maca.


Contextualizando  e trazendo essa passagem para nossas vidas, podemos notar que as pessoas que ali estavam, mesmo diante da dificuldade de levar o paralitico até Jesus, eles não desistiram e procuraram um meio de cumprir a missão que tinha em mente. 


E fazendo uma analogia, pensei quantas vezes em nossas vidas queremos desistir da nossa missão? Porque damos tanto valor ás dificuldades e esquecemo-nos de olhar para os céus, de onde vem nosso socorro. Observe nessa passagem bíblica o quanto eles tinham comprometimento com o paralitico e isso os impulsionou a buscar um meio de levá-lo até Jesus.


Quantas vezes esquecemos a importância de estar comprometido com tudo que fazemos, e assim, perdemos a visão das possibilidades que estão ao nosso redor ?
Portanto, logo após essa reflexão, abrir meus olhos a respeito do quanto perseverar é essencial para vitória, mas antes do sucesso da missão, o sentimento de compromisso vai definir até onde você pode chegar. Que nesse novo ano que se inicia possamos dar mais lugar a perseverança e permanecer olhando para o autor e consumador da nossa fé.


Graça e Paz,
Diana Luz.

Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.

Leia mais

A cruz irradia a glória de Deus



Oi galera!!

Recentemente fiz um curso chamado Perspectivas, onde estudamos um pouco sobre Missões. Algumas aulas me fizeram refletir sobre a Glória de Deus e tocou muito meu coração. Gostaria de compartilhar com vocês algumas idéias sobre a qual refletimos nas aulas e através desse texto, espero que seus corações sejam tocados.

A bíblia é um livro lindo e suas histórias são lidas até os dias atuais!
Jesus é o principal personagem desse livro.

O principal propósito de Jesus é ser conhecido e glorificado mundialmente, por isso fomos salvos.
Ele nos salvou e nos chama para espalhar a sua glória:

Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

O próprio Jesus morreu para a glória de Deus, e a sua morte foi por obediência ao Pai, e naquela cruz a glória Dele foi irradiada.

Deus é missionário e sua missão é bidirecional:

  •     Deus revela sua glória a todas as nações para receber glória de todas as nações;
  •      Ele revela sua glória através da evangelização mundial

Deus se revela por meio da sua beleza de sua criação, e todas as pessoas precisam conhecer e reconhecer sua glória, para que possam o adorá-lo.
O nome de Jesus tem que ser proclamado e adorado em toda a Terra, Quando adoramos damos glória a Ele, mas quando seu nome é profanado, essa adoração é contaminada. Isso impede que a glória de Deus seja manifesta. Deus quer exclusividade na sua adoração, e não merece uma adoração de qualquer forma. Não devemos adorar a ele de acordo a nossa vontade, Ele é o único caminho e o único Deus a ser adorado. Deuteronômio 12 (versos 5,11,14, 18 e 26)

Nos Salmos 134(versos 1 ao 3) onde o salmista nos convida a adorar ao Senhor e no verso 3 ele pede que Deus abençoe os seus servos:

“ Bendizei ao Senhor, vós todos, servos do Senhor, que assistis na Casa do Senhor, nas horas da noite; erguei as mãos para o santuário e bendizei ao Senhor. De Sião te abençoe o Senhor, criador do céu e da Terra!”

Através dessas reflexões pude entender mais sobre um tema que me deixava muito fascinada e ainda continuo. Espero que vocês leitores, assim como eu, possa sentir um desejo ardente de conhecer mais a glória desse Deus maravilhoso, e que missões esteja nos nossos corações. 





Graça e paz,

Natiely Silva. 



Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.
Leia mais

Relacionamentos que intoxicam







Olá leitores !!

Hoje gostaria de anunciar pra vocês que o Blog Leitura Singular fará uma pequena série sobre "Relacionamentos que Intoxicam" e o primeiro texto será sobre relacionamento amoroso.


Quem, nos dias atuais, nunca passou por uma desilusão amorosa? É muito comum encontrar com pessoas chorando as mágoas porque um amor não deu certo; porque o outro era assim era assado. Mas será mesmo que o culpado era só o "outro" ? Ou a pessoa já havia enviado sinais negativos, contudo, você envolvido nessa paixão acabou não captando esses sinais e entrou de cabeça em um relacionamento já fracassado? Essas situações acontecem com qualquer pessoa seja ela homem ou mulher.


Muitas vezes, mesmo quando estamos em um relacionamento fadado ao fracasso é difícil admitir que algo não vai bem, e prolongamos o nosso sofrimento, tentando até a ultima chance melhorar a situação.
Seja  curto ou à longo prazo, relacionamento costumam deixar marcas e você começa a carrega - lá após o término  de maneira inconsciente, então quero descrever algumas dessas marcas que ás vezes demoram a cicatrizar.


Aceitação

Geralmente quando um relacionamento acaba, queremos a qualquer custo acreditar que uma hora a outra pessoa irá se arrepender e pedir pra voltar. Esse é um perigo eminente porque com esse tipo de pensamento estará alimentando ilusões. É nessas horas que você deve relembrar o porquê essa relação não deu certo, colocar na balança o que esse relacionamento te trouxe de aprendizado. A aceitação precisa estar impregnado em você; já falam por ai "aceita que dói menos".
 "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
Provérbios 4:23 

Se você passa , já passou ou conhece alguém que vive um relacionamento assim nos escreva, gostaríamos muito de te ouvir.



Amargura

Esse sentimento vira e mexe aparece em quem esteve  em um relacionamento  “tóxico”. O motivo pelo qual esse sentimento surge é que permitimos que nossa mente fique presa ao passado;  cultivamos a frustração dos planos interrompidos, das palavras mal ditas e da culpa. A pessoa fica tão mergulhada na dor que nem percebe as coisas ao seu redor, deixa passar muitas oportunidades de melhorar de vida, estudar, viajar, se divertir com os amigos e a família. A bíblia tem algo a dizer para essas pessoas, veja: "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas;"
Eclesiastes 7: 8  


Baixa  auto estima

Esse sentimento atinge, em sua maioria, as mulheres. É muito as mulheres se achando feia, gorda, dizendo que nunca mais terá a capacidade de namorar alguém que a valorize depois de um término frustrante. Em relacionamentos abusivos o outro costuma destruir a auto estima, fazendo com que a pessoa pense coisas negativas sobre ela. Se você que está lendo esse texto reconhece lá no fundo que seu parceiro (a) sempre tenta te colocar pra baixo, te critica e é agressivo na forma de falar, cuidado! Você pode estar em um relacionamento que intoxica.

   “Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança’ […] Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.26-17).  


Carência afetiva

Talvez, após um término de namoro, você acredite mesmo que precisa de um outro amor, outro relacionamento. É natural após acabar um relacionamento que as pessoas se sintam frágeis, se apaixona por qualquer pessoa, confunde educação e gentileza com flerte. Entrar em um relacionamento logo após terminar um é sempre um perigo. Você precisa de um tempo só pra você, refletir sobre tudo que aconteceu. Aprender coisas novas, invista em você. Caso, você que esteja lendo esse texto seja um Cristão/Cristã é hora de investir no seu relacionamento com Deus, se fortificar no Senhor e na força do seu poder. Não há amor maior que o Dele por você, desfrute o máximo. Ocupa com sua mente com a bíblia, evangelismo, louvor, nos cultos, pregações, enfim você tem várias opções de se envolver mais com Deus, aproveite!

"Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
Romanos 8:39


Então leitores, vamos cuidar mais dos nossos corações  e confiar nos sonhos de Deus para nossas vidas. Quem vós escreveis, já passou por essa situação de um término cheio de conflitos internos, mas pude desfrutar do amor de Deus, e entendi que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Passei por conflitos e aprendi muito, e hoje compartilho com vocês os sentimentos que me paralisaram como pessoa por algum tempo. Mas me levantei e hoje reconheço quem sou em Cristo.
 Aguardem os próximos capítulos dessa série.

Graça e Paz,
Amanda Batista;
Diana Luz.

Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.

Leia mais

A vulnerabilidade dos usuários na utilização dos sistemas de informação online








Olá leitores,


Milhares de pessoas recorrem a processos que facilitem sua vida cotidiana, logo no mundo onde a informação tem seu preço e sua vantagem perder tempo é perder dinheiro; com isso a um aumento de usuários que recorrem à rede para usufruir de serviços online que diminuem a burocracia e reduzem o tempo de resolução de problemas: sejam estes financeiros, pessoais ou consumistas. Com o avanço e desenvolvimento da rede há um caminho em larga escala que só traz benefícios, vivenciamos assim momentos onde podemos comprar pagar e fazer transferências sem precisar sair de casa.Contudo entre tantas facilidades também surgem às dificuldades e estas estão ligadas a roubo de informação ou falhas no sistema.


Ora se em um mundo onde a informação é tudo e as mudanças são constante, como usuários comuns que não possuem certo grau de bom senso a respeito de vulnerabilidade na rede podem se proteger? Ou será que o bom senso em relação a roubo de informação deveria começar por profissionais que se envolvem nesse tipo de crime virtual?


  • Ferreira (2003) diz que: “A informação é um ativo como qualquer outro ativo importante”, que merece cuidado e atenção especial dentro das organizações.
  • Laureano (2005) destaca que: “Com a dependência do negócio aos sistemas de informação e o surgimento de novas tecnologias e formas de trabalho, como o comércio eletrônico, as redes virtuais privadas e os funcionários móveis, as empresas começaram a despertar para a necessidade de segurança, uma vez que se tornaram vulneráveis a um número maior de ameaças.” (Laureano 2005, pag. 11).


Compreendemos que  grande parte da população esta sempre fazendo o uso de serviços online, porém não tem ou não fazem uso de serviços adequados de segurança, ficando assim muitas vezes desprotegidos, muitos dos usuários acabam usando a internet para adquirir o conhecimento sobre segurança. Dessa forma a segurança da informação não deve ser considerada um fim, mas um meio para que os usuários estejam protegidos. Geralmente a desconfiança dos mesmos sobre serviços online os levam a não sentirem segurança, ou os leva a acreditar que não  possuem garantias visíveis do serviço. 

Atenciosamente,
Diana Luz.

Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.

Leia mais

Quando me senti inadequada

.






  Olá leitores !!


Hoje, quero conversar com vocês,  a respeito das pressões que surgem sobre nós e que de alguma forma ,  quase sempre  nos impõe  mudanças; sejam para o nosso bem ou em alguns casos, algo irrelevante ou possíveis situações onde as mesmas, requererem o abandono de  característica que são nossas,  nasceu conosco, e as vezes, não podemos e tão pouco queremos mudar,  porque é algo da nossa essência.


Portanto , somos levados  a mudar sem que dentro de nós exista um real desejo de vivenciar tais práticas. Quando a mudança é externa aí  complica mesmo;  imagina quando você tem um namorado, e ele começa  querer te dizer em palavras menores que você poderia usar tal roupa,  sapatos,  perfume, critica seu jeito de ser, critica seu andar etc... E no fim dessas sugestões, surge um sentimento de inadequação dentro do seu ser ,  e ainda percebe que o outro não tem um olhar para quem você é de fato; mas no fundo ele se importa  com a sua aparência externa, e as vezes nem se quer levou em conta suas qualidades interiores.


Então como vocês se sentiriam nessa situação ?

Você se irá  mudar radicalmente  e externamente para manter um bom relacionamento de namoro ?


Reflitam essas questões e respondam a si mesmos . Quando avalio essas perguntas,  já possuo minhas próprias respostas,  penso bem profundo e vou conversa com Deus. Ao analisar essas questões, percebo que o amor de  Deus por mim, é incondicional e nada se compara a esse amor. Compreendo que mudanças são boas sim, mas aquelas que são relevantes; quando são externas em muitos casos não irá interferir em quem você é, se você se sente bem com sua aparência não leve em conta qualquer sugestão mau formada seja ela de um namorado(a), amigos ou familiares.

                            [...] "O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
     1 Samuel 16:7



 Precisamos ter em mente,  que nossos valores,  qualidades, maneira de pensar e de vestir são algo único em cada pessoa; de maneira que, se essas características facilitam seu relacionamento com todos  ao seu redor e com Deus.  Por favor,  preserve isso não sinta-se inadequado(a),  o problema não está em você, está no outro, que não te ver como você verdadeiramente é,  como pessoa.

Graça e paz,

Diana Luz.

Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.
Leia mais

Mundo geek como não se deixar dominar



Olá leitores ,


Geek ? 
Gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, obcecadas por tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos  ou de tabuleiro, história sem quadrinhos, livros, filmes, animes e séries.

Agora que definimos o significado de Geek, quero relatar um pouco sobre o mundo virtual, o qual, nós jovens  cristão estamos expostos, quem hoje em dia não tem um amigo ou vários amigos e  grupos nos whatsapp, e outras variadas redes sociais, sendo assim estamos cotidianamente usando o mundo virtual para absorver conteúdos ou nos comunicar, e aí nesse momento precisamos manter um cuidado absurdo para não comprometermos o mundo real ou as nossas atividades diárias.

Como assim comprometer o  mundo real ?

Sim, corremos um risco absurdo de dar mais atenção ao que não vemos fisicamente, e assim podemos perder momentos reais ou até mesmo não dar a devida atenção aos nossos amigos.


Como assim comprometer as atividades diárias ?

Sim, corremos o risco de do que não cumprir tudo que deveríamos cumprir devido a falta de administração do nosso tempo.


Okay, o que fazer então ?


Dificil  não é mesmo. Então galera, sou uma jovem que também sofre esse dilema, principalmente porque tenho graduação na área de analise de sistemas e sou muito apaixonada por TI e a maioria das minhas atividades estão atreladas ao computador, contudo, como serva de Deus sei que não posso e não devo me deixar escravizar por nada pois está escrito na Bíblia "Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina."
 2 Pedro 2:19



  •       Reserve um tempo para Deus
  •     Cumpra todas as atividades importantes que você irá realizar no computador e evite abrir qualquer rede social enquanto estiver estudando.
  •         Quando sair com os amigos não fique no whatsapp, curta quem está próximo a você.
  •          Quando for a culto evite levar o celular, mas caso você leve, por favor desligue o sinal 3G.
  •       Dentro de casa reserve tempo de qualidade para conversar com seus familiares,tente entender  como foi o dia de cada membro da sua família.
  •         Utilize o seu tempo de navegação na internet para assistir e ler conteúdos que acrescente na sua vida espiritual.
  •      Divirta-se sempre com moderação.





Baseando-se nesse versículo citado acima, sei que sou livre, e nada poderá me escravizar caso eu não permita, então :

Vamos partir para a parte prática ?

Como utilizar a internet sem que ela me domine ?

Graça e Paz até a próxima,
Atenciosamente,
Diana Luz




Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.
Leia mais

Experimentando o profundo amor de Deus






Olá leitores,

Quero apresentar para vocês hoje um dos livros que mais me chamou atenção ao relatar o amor e cuidado de Deus sobre nós. Eu fui tão envolvida por amor ao ler esse livro que terminei de ler e fiquei  renovada, lembrei –me mais ainda do quanto Deus tem sonhos perfeitos e soberanos sobre nossas vidas. Esse livro, além de afirmar do inicio ao fim o  amor de Deus por nós , também descreve  a necessidade do perdão, que é  um ponto muito forte, porque todos nós precisamos perdoar e ser perdoado.


O autor apresenta  que o perdão começa  a partir do momento que nós mesmo precisamos dele, pois quantas vezes nossas atitudes em momentos difíceis  são tão impulsivas e por isso acabamos fazendo algo do qual não queremos nos perdoar . A características divina de Deus traz para nós o perdão, aceitação e cuidado, cabe a cada ser humano aprender a receber o que Deus está oferecendo e a leitura desse livro  mostra isso, onde será possível ter uma  resposta do motivo pelo qual é difícil amar.  O autor afirma “ O modo de amar o próximo é reflexo direto de como amamos a nós mesmos”.



É um verdadeiro tratamento para alma, mente e corpo, pois, ao terminar a leitura, compreenderá que não existe amor maior do que aquele que Deus tem por você. Para completar a leitura ,  é apresentado pelo autor atividades para exercitar o envolvimento com o amor de Deus. Cabe a nós apenas escolher receber o que a nós foi presenteado, cada um de nós é filho singular Dele , por isso, precisamos usar a nossa fé, o nosso amor pelo outro e  principalmente resgatar todos os dias o olhar de amor de Deus por cada um de nós.
Leia mais

Mulher Cristã vs Mercado de Trabalho









Olá  leitores,


Hoje em especial, quero conversar com vocês meninas, jovens e mulheres de Deus. Acredito que a maiorias de nós mulheres  atualmente almejamos uma carreira profissional ou temos uma vida profissional quase encaminhada e até mesmo algumas de nós possuímos carreira profissional ativa. Então  pergunto, qual tipo de profissional você tem sido ? Será que você tem glorificado a Deus ?


"Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus".
1 Coríntios 10.31


Estive refletindo sobre o desafio que é ser uma mulher cristã com uma profissão, em alguns casos, esposa e ainda mãe. Somos cobradas constantemente pela sociedade, somos motivadas a competir umas com as outras por um espaço no mercado de trabalho, ás  vezes acreditamos que precisamos até mesmo competir com os homens. A mídia incentiva a competição extrema para  que a mulher consiga uma carreira profissional, mas na verdade não precisamos competir, precisamos buscar o nosso espaço, e para isso, é necessário primeiro uma paixão e depois empenho e metas para alcançar o queremos.  Nesse caso, o objetivo é ser boa profissional naquilo que resolvermos trabalhar, ninguém é boa em tudo, contudo, com minha pouca experiência, percebi que aquilo que você faz e não se cansa de fazer com certeza é o trabalho ideal.


E então me perguntei, como será para quem é mãe e esposa ? Algumas não exercem profissão porque preferem educar seus filhos por tempo integral.

Será que elas esqueceram que podem também ter uma profissão ?


Cheguei a conclusão que todas as mães são professoras por natureza, nos ensinam o máximo que podem e muitas vezes abdicam de ter uma condição financeira estável por amor, e isso não tem preço. É uma escolha que em alguns casos, também traz sacrifício. Contudo, nós mulheres de Deus precisamos ter em mente que toda sensibilidade, senso critico e sentimentos são qualidades que podem e devem ser bem aplicadas, quando estamos desenvolvendo nosso trabalho ou até mesmo o afazer doméstico, porém, precisamos ser sábias em todas as situações. Não podemos permitir que valores distorcidos sobre nossas conquistas profissionais venham roubar o que a palavra nos ensina quanto a sabedoria que nós precisamos ter, e isso se aplica em tudo que estamos disposta a realizar.


Porquanto, melhor é a sabedoria do que as mais finas jóias, e de tudo o que se possa ambicionar, absolutamente nada se compara a ela! (Provérbios 8:11).

Graça e Paz,
Diana Luz.


Observação : Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem entre em contato conosco. Atenderemos prontamente.

Leia mais

Linguagem LOGO

Olá leitores,



Hoje que compartilhar com vocês algo bem bacana
para educação usando tecnologia, é aplicação de um software para educação, atualmente não tenho certeza se as escolas ainda utilizam, mas a proposta da Linguagem LOGO é muito interessante, vou apresentá-la a vocêsDesenvolvida  por  Seymour  Papert,  um  educador  matemático,  nos  anos  sessenta,  no MIT - Massachusetts Institute of Technology, de Cambridge, MA, Estados Unidos, e adaptada para o português em 1982, na Unicamp, pelo Núcleo de Informática aplicada à Educação (NIED), a linguagem logo  foi utilizada para trabalhar com crianças e adolescentes.


O nome LOGO foi uma referência a um termo grego que significa: pensamento, ciência, raciocínio, cálculo, ou ainda, razão, linguagem, discurso, palavra. O  Logo  nasceu  com  base  nas  referências  teóricas  sobre  a  natureza  da aprendizagem  desenvolvidas  por  Piaget   (reinterpretadas  por  Papert),  e  nas  teorias computacionais,  principalmente  a  da  Inteligência  Artificial,  vista  como  Ciência  da Cognição, que para Papert também é uma metodologia de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é fazer com que as crianças pensem a respeito de si mesmas. Com o projeto " An Evaluative Study of Modern Technology in Education" (Papert, 1976), começado em 1977 na Escola Pública de Brookline, usando Logo em um micro-computador 3500 (criado  por  Marvin  Minsky),  aplicado  em  16  alunos  da  6ª  série,  pode-se  dizer  que  o Logo  começou  a  sair  dos  laboratórios   e  penetrar  na  escola.  Um  dos  elementos facilitadores para a introdução do Logo em outros centros de pesquisa e nas escolas foi o desenvolvimento dos micro-computadores da Texas Instrument e da Apple.

Ambiente logo de aprendizagem 





No começo não houve preocupação com o papel do professor no ambiente Logo. Papert  no livro Logo: Computadores e Educação, Editora Brasiliense, 1985, traduzido da obra publicada em 1980 nos Estados Unidos sob o título de "Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas", deixa transparecer que  "idéias poderosas" surgiriam espontaneamente da atividade do aluno ao programar em Logo e isso aconteceria sem uma maior intervenção do professor, cabendo-lhe apenas auxiliar os alunos no que diz respeito à sintaxe do Logo.



Logo não é só o nome de uma linguagem de programação, mas também de uma filosofia que lhe é subjacente. A filosofia surgiu dos contatos de Papert com a obra de Piaget e dos estudos sobre o problema da inteligência artificial. A visão que Papert tem do homem e do mundo situa-se numa perspectiva interacionista, sendo o conhecimento o produto dessa interação, que é centrada nas formas com que o mundo cultural age e  influencia o sujeito em interação com o objeto. 


Ao contrário de Piaget, Papert enfatiza que aquilo que aprendemos e o como aprendemos depende dos materiais culturais que encontramos  à  nossa  disposição.  De  acordo  com  sua  teoria  do  conhecimento  e  do desenvolvimento humano,  o  processo educacional tem como pressuposto que a criança não aprende apenas pelo ensino formal e deliberado, que ela é uma aprendiz inata, que mesmo antes de chegar à escola apresenta conhecimentos adquiridos por meio de uma aprendizagem natural, espontânea e intuitiva, que se dá através da exploração, da busca e da investigação, a qual pode ser caracterizada como uma real auto-aprendizagem. A utilização da linguagem LOGO, é uma inserção de uma linguagem de programação educativa.

Leia mais

Blogueiras



Amanda Batista, 21 anos, Baiana, cristã, cheia de personalidade, estudante de logística, ama viajar, apaixonada por fotografia, artesanato, frio, café, filmes, boa música, casamentos. Cristo é o Senhor da vida dela e é por Ele e para Ele que ela vive.



Diana Luz, 24 anos, Baiana, Professora, Bacharela em Análise de Sistemas, Filha do rei e de passagem por esse mundo. Apaixonada por música e aprender inglês, gosta de ir ao cinema, adora uma boa leitura e recentemente descobriu que é fascinada por teologia. Ama viajar porque adora conhecer lugares novos e sempre se encanta ao olhar o mar.



Natiely Silva, 27 anos, Baiana, Bacharela em Biomedicina, Mestre em microbiologia, Doutoranda, Cristã, Atualmente morando em São Paulo. Apaixonada por música, canta em um coral jovem na igreja em que congrega, gosta de parques e apreciar exposição em bons museus e ir a teatro e musicais, sonha em um dia quem sabe fazer uma viagem missionária.


Instagram

Facebook

Posts Populares

Copyright © Leitura Singular | Plataforma Blogger
Designer Diana Luz | Desenvolvimento Lasantha-premiumbloggertemplates.com